quinta-feira, 29 de março de 2012

Faltei da escola. Sim, eu sei que não se deve perder a aula por motivos banais, eu sei. É que estava um frio tão gostoso que a cama me prendeu e quando o despertador tocou eu pensei "só mais 5 minutinhos" e assim passaram-se 50. O drama foi tão grande que eu fiquei até com remorso de ter faltado apenas pra aproveitar pra dormir no friozinho. Mas sinceramente o que me motiva em ir pra escola é ver meus amigos e ter a droga do meu diploma no final, coisa que uma ou duas faltas não vão me tirar. Agora me diz se teorema de Pitágoras, equação linear da reta ou orações compostas coordenadas pelo objeto indireto e assindéticas e copiar feito um robô que vão fazer alguém ser mais inteligente ou sabido que o restante das pessoas? Talvez. A pessoa vai saber fazer aquelas matérias, mas não estará nem um pouco acima da média. Mas sinceramente, o que eu aprendi mesmo com todos esses anos de escola foram que: 
- Não existe nada mais irritante que ficar 5 horas sentada numa cadeira dura dentro de uma sala, se você sair pra ir no banheiro ou beber água sem avisar depois você não pode entrar na sala.
- Inspetores de alunos são como a polícia: tem os bons, os ruins e os filhos da puta.
- Que o banheiro vai feder mesmo se ele tiver acabado de ser lavado/limpo.
- Que as coisas mudam dependendo da situação: o sinal pra sair pro recreio é o som mais aliviante que você pode sentir, 20 minutos depois quando ele toca novamente pode fazer ranger os dentes e até causar vontade de correr dependendo de qual for a próxima aula.
- Aprendi que as regras, assim como as leis, não valem pra todos. Sempre existem uns que saem impunes por terem algum status ou reconhecimento por quem deveria puní-los.
Mas é, a escola não é de todo ruim. Na primeira série queria aprender a ler rápido, então todo dia exigia o máximo da minha professora e a irritei tanto que ela fundou um clube de apoio para aprendermos a ler mais rápido, e em quatro dias consegui o que eu mais queria. Aprendi as contas básicas, as que vou realmente usar na vida. Aprendi a localização dos países e a história do mundo, aprendi a jogar handebol, aprendi a gostar de ler e a ir melhorando minha escrita ao longo do tempo. E principalmente aprendi o valor da amizade, das boas conversas, de confiar nas pessoas e de poder ser confiável. 
E aprendi que é na vida que a gente mais aprende. Que a gente dentro da sala escuta tanta coisa que a gente nem presta atenção, que nossa mente fica atenta a coisas mais importantes. A gente observa que a gente nem percebe as coisas mais importantes que a gente tem na vida, como por exemplo a liberdade de poder ir beber água ou ir ao banheiro quando quisermos, e de não termos que aturar chatices regulares que são chamadas regras. De menos converseiro, menos cadeiras duras fodendo com a coluna, de menos professoras enchendo a lousa, de menos inspetores gritando "aonde você pensa que vai?". Viver em recreio, ou passar o mínimo pra conseguir o tal diploma necessário pra tudo hoje em dia. Afinal, não é essa burocracia toda de sentar e fazer cópias de textos o dia todo que vai fazer alguém mais esperto ou mais feliz. Minha escola é a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário